Cidades Inteligentes e seus Estacionamentos

Nos últimos anos, a queda dos preços globais do petróleo criou oportunidades desafiadoras para a Arábia Saudita se mover em direção à energia renovável e abrir novos projetos de investimento que apoiarão a economia, já que o petróleo gera cerca de 70% da receita do país. Como tal, a Arábia Saudita anunciou seu novo programa de transformação chamado 'Visão 2030' em abril de 2016. Esse plano ambicioso, mas alcançável, esclareceu as metas de desenvolvimento das cidades, alcançando a sustentabilidade ambiental, melhorando as infraestruturas digitais e expandindo a variedade de serviços digitais. Em particular, esta nova iniciativa reconhece a importância de expandir os aglomerados industriais e atrair mais investimentos de alto valor agregado - como formas viáveis ​​de aumentar a competitividade nacional. De acordo com a visão da Arábia Saudita,


Cidade Industrial Smart Yanbu, um Mecanismo Transformador para o Reino do Petróleo


Em 1975, a Cidade Industrial de Yanbu foi criada de acordo com um decreto real e gerida por uma Comissão Real. Após mais de 40 anos de crescimento rápido, a cidade industrial de Yanbu tornou-se o terceiro maior centro de refinaria de petróleo do mundo. Pode produzir mais de 1,1 milhão de barris de petróleo por dia e sua capacidade de produção industrial anual chega a 131 milhões de toneladas. A Yanbu também estabeleceu o maior porto de transporte de petróleo perto do Mar Vermelho e estabeleceu os principais locais de processamento e liquefação de petróleo.


A cidade industrial de Yanbu se tornou a beneficiária da industrialização em alta velocidade. O layout eficiente da cidade, estradas largas, espaços públicos suficientes e parques verdes indicam a vitalidade desta cidade em rápido crescimento. No entanto, Yanbu também enfrenta uma pressão cada vez maior. Por exemplo, a largura de banda de rede limitada não pode atender aos requisitos de governos, empresas e residentes, afetando a eficiência do escritório e as experiências de entretenimento online. As operações diárias de grandes fábricas de refino, portos e armazéns, bem como a construção de grandes cidades requerem um grande número de veículos pesados. A sobrecarga e a velocidade desses veículos pesados ​​causaram uma manutenção dispendiosa nas estradas. As vagas de estacionamento público são difíceis de administrar porque há muitos carros particulares. Custos de iluminação rodoviária são altos. O entulho e os resíduos de construção, às vezes, não são tratados de maneira oportuna. Riscos de segurança existem em áreas densamente povoadas. Um grande número de instalações industriais subterrâneas precisa de segurança devido à falta de monitoramento.


Em consonância com a 'Visão 2030', a Comissão Real de Yanbu (RCY) decidiu assumir a liderança na abordagem dos desafios da cidade industrial de Yanbu, construindo a Cidade Industrial de Smart Yanbu.


Dr. Alaa Nassif, diretor executivo (CEO) da RCY, disse: “A concorrência global de hoje é acirrada. Esperamos manter a competitividade da cidade através da nossa iniciativa Smart City. Nos concentramos no crescimento industrial nos últimos 40 anos. Agora, vamos gradualmente mudar para setores mais diversificados, incluindo entretenimento, turismo e ciência e tecnologia. Ao fazê-lo, desejamos criar clusters industriais, melhorar a colaboração entre as indústrias, expandir a diversificação de negócios, melhorar os ambientes de investimento e aumentar a competitividade”.


“A visão de construir uma Cidade Industrial Smart Yanbu está alinhada com a meta 'Visão 2030'. Destina-se a melhorar a qualidade de vida através de uma cidade inteligente. Nós estabelecemos uma série de objetivos específicos. Por exemplo, todos os projetos nacionais de transformação que foram planejados estarão no caminho certo; a receita anual da cidade inteligente excederá US $ 66 milhões; o tempo médio de resposta a incidentes será inferior a 7 minutos; os acidentes de trânsito anuais serão menos de 1.200; a taxa de cobertura de fibra óptica será maior que 59%; a taxa de cobertura Wi-Fi gratuita em locais públicos será superior a 70%; os custos de iluminação pública serão reduzidos em 30%; a eficiência de remoção de resíduos aumentará em 30%; e os custos de manutenção da estrada serão reduzidos em 20% ”, acrescentou o Dr. Nassif.


O plano Smart Yanbu Industrial City possui três fases:

• Fase 1 (Smart City 1.0): concentra-se na construção de infraestruturas urbanas, como banda larga urbana e computação em nuvem, para construir uma cidade conectada

• Fase 2 (Smart City 2.0): gira em torno de aplicações municipais, incluindo segurança, serviços públicos inteligentes e proteção ambiental, para construir uma cidade habilitada por sensores

• Fase 3 (Smart City 3.0): Centros na plataforma da cidade, cobrindo a plataforma de gerenciamento da cidade e o portal da comunidade inteligente, para finalmente construir uma cidade totalmente inteligente




A iniciativa Smart City compensa depois de duas rodadas de construção


É impossível conceber cidades inteligentes sem fortes infraestruturas de informação. Para a Fase 1 do projeto, a banda larga da cidade era o centro, e a RCY implementou Parcerias Público-Privadas (PPP). Especificamente, a RCY forneceu infra-estruturas públicas tais como estradas, edifícios, redes eléctricas e serviços de água, redes ópticas urbanas, enquanto a operadora de telecomunicações Mobily forneceu infra-estruturas de telecomunicações e a Huawei forneceu soluções TIC, incluindo centros de dados de cidades inteligentes, GSM / 3G / LTE. bem como serviços relacionados e sistemas de suporte a operações.


Este modo de PPP deu uma folga às vantagens complementares e garantiu benefícios mútuos. Como resultado, as redes de banda larga com e sem fio em toda a cidade foram rapidamente construídas, fornecendo serviços de acesso de rede de alta velocidade e proporcionando experiências de rede aprimoradas para as áreas governamentais, industriais e residenciais. Além disso, redes de acesso aberto foram implantadas para conectar as instalações de sinal de transporte para preparar a construção da próxima fase da Cidade Inteligente.


Em 2016, para a Fase 2 do projeto, foram lançados aplicativos inteligentes. Com o objetivo de melhorar a administração municipal, a RCY concentrou-se em oito aplicações inteligentes, incluindo Gerenciamento de Veículos Pesados, Gerenciamento Inteligente de Resíduos, Smart Streetlight, Estacionamento Inteligente, Monitoramento Inteligente da Eficiência Energética, Análise de Densidade de Multidão, Cobertura de Bueiro Inteligente e Avaliação de Desempenho Abrangente. Essas aplicações melhoram a eficiência da administração municipal, aumentam a segurança pública e criam um ambiente de vida melhor. A Huawei forneceu um portfólio abrangente de soluções de rede e TI (incluindo pontos de acesso sem fio, roteadores, switches, servidores, armazenamento e estações base 2G / 3G / 4G), dispositivos como câmeras de vigilância, plataforma eSight + Network Management System (NMS) que administra uniformemente dispositivos em toda a rede e produtos de software fornecidos por parceiros da Huawei.


• Gerenciamento de Veículos Pesados: Quase todas as cidades industriais têm grandes dores de cabeça: sobrecarga e excesso de velocidade de veículos, o que torna a estrada mais fácil de ser danificada e precisa de muitos custos de manutenção. Para evitar isso, a Yanbu enterrou sensores de pressão e comprimento em entradas e saídas importantes das áreas industriais. Esses sensores funcionam com câmeras LPR (reconhecimento de placas de veículos) montadas na estrada para registrar com precisão informações sobre todos os veículos que passam, como informações de registro, velocidade e peso. Através das redes, roteadores e switches, essas informações serão carregadas no sistema de gerenciamento automático, que pode avaliar as penalidades aos veículos por sobrecarga e excesso de velocidade. A alta eficiência do transporte rodoviário é crucial para um país que está passando por transformações. O novo sistema de pesagem dinâmica não requer atracação de veículos ou orientação manual; portanto, o tráfego não é afetado. O sistema de pesagem dinâmica também não requer locais de pesagem fixos ou funcionários para o trabalho no local, reduzindo os custos de construção e operação em 80%.


• Gestão Inteligente de Resíduos: Na Arábia Saudita, o clima quente acelera a deterioração do lixo. No entanto, quase todas as lixeiras são descobertas, produzem um cheiro desagradável e atraem gatos, cães e camundongos perdidos, o que aumenta o risco de infecção da doença e afeta negativamente o conforto e a saúde da vida das pessoas. A solução Smart Waste Management fornece sensores de capacidade alimentados por energia solar. Com esses sensores de capacidade instalados, o nível de preenchimento de uma lixeira é relatado em tempo real, para que o administrador possa otimizar as rotas de condução dos veículos de lixo para melhorar a eficiência da coleta de lixo. Além disso, o consumo de óleo dos veículos de lixo é monitorado. O administrador é notificado de todas as mudanças excepcionais no volume de óleo para evitar o roubo de óleo.


• Smart Streetlight: O antigo sistema de iluminação pública limitava o gerenciamento e o controle das luzes das ruas. O sistema pode simplesmente ligar e desligar as luzes da rua e apenas notificar o departamento de gerenciamento relacionado de falhas de iluminação pública. Agora, as lâmpadas de sódio de alta tensão que consomem energia e que não poderiam ser controlados remotamente foram substituídos por novos módulos de iluminação LED, que apresentam baixo consumo de energia, pode ser transformado automaticamente on / off, e pode ter o brilho ajustado de acordo com o meio ambiente condições. O uso de tais módulos reduz o consumo de energia de iluminação em 70%. Com o sistema Smart Streetlight, a política de iluminação pode ser configurada e modificada de forma flexível em cada rua, em vez do tradicional power-on e power-off baseado na linha de fase de potência. A plataforma de gerenciamento fornece informações sobre o status de trabalho e a vida útil de cada iluminação pública, o que reduz a carga de trabalho da inspeção tradicional de dispositivos rodoviários. Além disso, através da integração de terminais tais como sinalização digital, sensores de monitoramento de ambiente, dispositivos alarmantes de emergência, alto-falantes e câmeras de vigilância, os postes de luz pode fornecer informações diversas (tais como notificação de emergência, negócios e clima) e fornecer serviços convenientes (como de emergência chamadas e videovigilância), construindo uma melhor plataforma interativa para ligar o governo e os cidadãos.


• Estacionamento Inteligente: Os estacionamentos em Yanbu têm sido gratuitos para os cidadãos, o que objetivamente leva à alocação injusta de recursos de estacionamento em lugares populares. Mantendo a maioria dos estacionamentos gratuitos, o sistema de gerenciamento de estacionamento inteligente cobra dos moradores que usam os estacionamentos em locais populares. Essa combinação bem sucedida de tecnologias e economia garante que os recursos sejam fornecidos com base nas necessidades dos cidadãos. O uso de um espaço de estacionamento é informado em tempo real pelo sensor geomagnético e infravermelho instalado no espaço de estacionamento. O número de lugares de estacionamento disponíveis e a duração da ocupação de cada espaço de estacionamento são automática e rapidamente determinados. Os cidadãos podem pagar taxas de estacionamento de várias maneiras, como o uso de telefones celulares e máquinas de taxa de estacionamento.


• Monitoramento Inteligente da Eficiência Energética: Os altos rendimentos na Arábia Saudita permitem aos cidadãos desfrutar de serviços de eletricidade baratos, o que inevitavelmente aumenta o consumo de recursos e cria um fardo para o ecossistema vulnerável. A RCY decidiu reduzir o consumo de energia nas áreas de escritórios e deu um bom exemplo para encorajar os cidadãos a aumentar sua conscientização sobre a conservação de energia. Os sensores de consumo de energia em edifícios de escritórios podem coletar dados de consumo de energia em cada área em tempo real. Então, diversas abordagens de gestão baseadas na comparação de dados de consumo de energia podem ser tomadas para melhorar a conscientização da equipe governamental sobre economia de energia e promover um consumo razoável de energia. Os sensores também podem controlar remotamente a fonte de alimentação. Durante as horas de folga, os sensores podem ser controlados remotamente para desligar os condicionadores de ar e os dispositivos de iluminação para obter mais economia de energia.


• Análise de densidade de multidão: Com a popularidade dos smartphones, o Wi-Fi está agora em toda parte. Consequentemente, o monitoramento de sinais Wi-Fi pode aprender com precisão a distribuição e o fluxo de pessoas, permitindo que as autoridades municipais acompanhem de perto as situações e tomem as medidas necessárias em tempo hábil no caso de qualquer emergência.


• Cobertura de bueiro inteligente: Como uma cidade industrial que está passando por um rápido crescimento, a Yanbu possui um grande número de tubos, válvulas e conectores instalados no subsolo. As tampas de bueiro para acessar essas instalações tornaram-se um foco de medidas de segurança para proteger as instalações subterrâneas de se tornarem alvos de ataques. A solução de tampa de bueiro inteligente fornece controle remoto sobre as tampas de bueiros. As tampas podem ser abertas somente quando a manutenção é necessária, impedindo o acesso não autorizado. Diferentes tipos de sensores, como detecção de gases perigosos e sensores de detecção de permeabilidade de água, podem ser instalados nas tampas para diferentes tipos de poços, monitorando acidentes de transbordo em tempo real e garantindo a segurança do pessoal dentro dos poços de visita.


• Avaliação de Desempenho Abrangente: Com este sistema de avaliação abrangente, as tarefas principais de todos os departamentos municipais relacionados podem ser planejadas e atribuídas de maneira unificada, e o progresso dos indicadores de trabalho de cada departamento é monitorado. Isso ajuda a identificar os problemas com antecedência e a encontrar as causas principais. Os indicadores de desempenho unificados ajudam a promover a colaboração entre os departamentos e, portanto, melhoram a eficiência do trabalho do governo.


Cidade habitável e favorável às empresas com maior atratividade


Após duas fases de construção Smart City, a Yanbu Industrial City está começando a desfrutar de muitos benefícios. O custo de manutenção da estrada foi reduzido em 20%; a eficiência de limpeza de lixo foi melhorada em 50%; o custo total do sistema de iluminação pública foi reduzido em 30%; e a utilização de vagas de estacionamento público aumentou em 30%. Na terceira fase da construção Smart City, uma plataforma de análise Big Data, plataforma de dados IoT e plataforma de integração de comunicações será construída para apoiar serviços municipais, análise de tendência de investimento, instalações públicas inteligentes, resposta a emergências e serviços policiais inteligentes. Centro de comando.


Graças à exploração e práticas audaciosas, o Dr. Alaa Nassif disse alegremente: “O projeto Smart City provou que nossa Comissão Real é visionária. Estamos no caminho certo e todos se beneficiarão do projeto Smart City, incluindo o governo, empresas e indivíduos. A construção Smart City não apenas melhora muito o nível de serviço público da Yanbu, como também aumenta sua capacidade de atrair investimentos de alto valor agregado. Desde a construção da Cidade Industrial Smart Yanbu em 2014, a taxa de crescimento dos investimentos externos atingiu 16%, muito acima dos 2,5% anteriores; até 30 de junho de 2017, a RCY possui 81 empresas da indústria de iluminação / suporte em operação, 36 em construção e 33 em projeto; restaurantes representam 16,7 por cento em estabelecimentos comerciais em operação, lojas de varejo ocupam 12,42 por cento, e escritórios de negócios ocupam 14,9%; a taxa de satisfação dos residentes atingiu 90%; e a receita da construção da Smart City está aumentando continuamente e deve chegar a US $ 100 milhões no próximo ano.”


“Com o desenvolvimento mais profundo do projeto Smart City”, acrescentou, “cada vez mais jovens optam por trabalhar e começar uma nova vida em Yanbu. Tanto a taxa de emprego quanto a população estão aumentando de maneira saudável e ordenada ”.

3 visualizações

ParkingSol

SISTEMAS DE ESTACIONAMENTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Telefones:

+55 (11) 4210-3683

E-mail: contato@parkingsol.com.br